Os Melhores Ciclistas de 2010 – na voz do povo!

Amigos,

O site Cyclingnews (a segunda inspiração e fonte deste blog – a primeira inspiração é o Maglia Rosa) bolou, processou e divulgou sua pesquisa anual de Melhor Ciclista do Ano. E o voto do povão globalizado via internet coroou o suiço Fabian Cancellara como número um de 2010!

Abaixo a classificação e a minha visão da coisa:

  1. Fabian Cancellara, 8880 votes – nada a declarar dado que venceu Paris-Roubaix e Tour de Flandres, seu 4o título mundial contra-relógio e ainda ficou seis dias com o Maillot Jaune do Tour de France (venceu o Prólogo).
  2. Philippe Gilbert, 2361 – teve mais um ano sensacional, mas venceu provas que tem prestígio abaixo daquelas vencidas por Cancellara, i.e. Amstel Gold Race, Giro di Lombardia e duas etapas da Vuelta. Agora, se aquela escapada na última volta do Mundial em Geelong, na Austrália, tivesse dado certo…o belga seria o homem do ano.
  3. Andy Schleck, 2063 – o Schleckinho fez bonito no Tour (2 Etapas de alta montanha + 6 dias de Maillot Jaune), o que lhe garantiu imenso prestígio de público e crítica. E o fato do Contador não ter vencido etapa e dado aquele ataque questionável no Andy (que estava com problemas na corrente), aumentou ainda mais a simpatia coletiva pelo ciclista do Luxemburgo.
  4. Thor Hushovd, 1240 – o Deus do Trovão norueguês venceu bonito o Mundial de estrada, 1 Etapa do Tour e 1 da Vuelta, além do título nacional (que não é o mais difícil do mundo, cá entre nós).
  5. Mark Cavendish, 754 – o Rei do Sprint. Fazia tempo que não tínhamos um sprinter que reinasse tão absoluto como the man of the Isle of Man. Ao vencer 5 Etapas do Tour e 3 da Vuelta (e a liderança por Pontos) garantiu esta tamanha pontuação. Agora, ele merecia mesmo o Campeonato Mundial de Escrotice: brigou com o co-equipier sprinter boa praça Andre Greipel (por ciúmes), proibiu a presença deste na Milano-Sanremo, derrubou meio pelotão no Tour de Suisse, foi desclassificado do Tour de Romandie por gestos obscenos, etc. Tudo isso em um ano…que ano!
  6. Cadel Evans, 739 – honrou parcialmente a Camisa do Arco-iris/Maillot Arc-en-ciel/Rainbow Jersey, ao vencer a Flèche Wallone e 1 belíssima Etapa do Giro, além de usar a Maglia Rosa e o Maillot Jaune. Mas será que estas conquistas valem um 6o lugar? O site é australiano…
  7. Vincenzo Nibali, 428 – a jovem esperança italiana venceu a Vuelta como um bravo, lutando com difícil oposição local, e foi 3o do Giro, mesmo ajudando seu líder Basso. Merecia bem mais que esta 7a posição, não?!
  8. Joaquim Rodriguez, 192 – o simpático “Purito” teve a temporada da sua vida, tendo terminado o ano como líder da UCI World Ranking. Ele levou a Classificação Geral da Vuelta a Catalunya, o G.P. Miguel Indurain, 1 Etapa da Vuelta al Pais Basco, 1 Etapa do Tour (8o da Geral) e 1 Etapa de España (4o da Geral) – tudo corrida de prestígio.
  9. Andre Greipel, 71 – salvo 1 vitória de Etapa no Giro, suas demais 24 vitórias comprovaram que ele é realmente muito rápido (e que o pau vai comer em 2011: Greipel x Cavendish), mas foram todas conquistadas em pequenas Voltas da Europa.
  10. Michael Rogers, 59 – será que vencer o Tour of California e a Vuelta a Andalucia, mais um 2o lugar no Criterium International e um 3o no Tour de Romandie, valem uma 10o colocação no Ranking do Ano? Ciclista australiano, site australiano…

Conclusões finais:

  • O povo que acompanha ciclismo gosta de ciclista que corre o ano todo, que vence várias provas, e corredor que corre o Tour defensivamente para leva o Maillot Jaune “sans panache”.
  • 

  • O Contador foi punido pelo público com louvor…aquele Tour frágil e a dúvida (?) sobre doping foram demais!

A sua opinião é muito importante para nós! Sugiram os seus próprios rankings, por favor!

Abraços, F.

About Fernando Blanco

Apaixonado por ciclismo há mais de 30 anos, começou a pedalar em 1977 em Santos, tendo corrido para valer até os 20 anos de idade, quando coisas 'banais' como faculdade, carreira executiva, casamentos e filhos atrapalharam um pouco...agora, como Senior B, está treinando forte e pretende compensar o tempo perdido. Como ciclista foi um bom sprinter, chegando à pré-convocação da Seleção Brasileiros de Juniores em 1979. Se a carreira como ciclista não foi grande coisa, a coleção de revistas locais e internacionais (mais de 1.000) e de videos/DVDs (mais de 100) proveram bastante cultura sobre o ciclismo profissional. Provas internacionais acompanhadas ao vivo: Mundial de Estrada ('07), Mundial de Pista ('89), Tour de France ('97 e '02), Liège-Bastogne-Liège e Flèche Wallone (ambas em '92), Paris-Nice ('97), Ronde van Belgie (´89).
This entry was posted in Notícias - Brasil, Opinião and tagged , . Bookmark the permalink.

8 Responses to Os Melhores Ciclistas de 2010 – na voz do povo!

  1. Eduardo says:

    Milão-San Remo e Paris-Tours não valem muito p/ esse tal povo aí, né?

    • Rapaz, e eu esqueci de meter o pau neste ranking por esquecerem do grande Oscar Freire – zero para mim também!. Obrigado.
      Incrível que três ciclistas venceram 2 clássicos cada um!! Acho que isto não acontecia desde os anos 70, quando os belgas dividiam as Clássicas, com Merckx, De Vlaeminck e Maertens levando a maioria.
      Por outro lado, infelizmente, o Tour de France é absolutamente dominante, seguido à distância pela dupla titânica Roubaix-Flandres. O resto…está cada vez o resto. E isso não é bom. Corridas fantásticas e de grande tradição como Giro di Lombardia e Paris-Tours viraram corridas de segunda classe aos olhos do povão e de muitos ciclistas que não tem mais pernas no final do ano. Triste. Obrigado pela lembrança! Abs!

  2. Rogério Yokoyama says:

    Acho que são esses aí mesmos, variando de posição conforme o gosto do freguês.

  3. Olá Fernando,

    Parabéns pelo blog, é bom sempre contar como novas fontes de notícia e pesquisa. Se precisar de ajuda, o blog da Ciclo Race estará sempre à disposição.

    Forte abraço e sucesso na empreitada apaixonada.

    Wander Vieira
    Editor Pedal Digital Blog

  4. José Carlos SBC/SP says:

    Fernando, vc vai disponibilizar um e-mail (e-mail do blog) para enviar fotos/doctos?
    abraço.

  5. Tiago Cardoso says:

    Parabéns pelo blog continua, gosto das suas analises

  6. Leitzke says:

    Eu concordo com a maioria do que a enquete acabou elegendo. Só discordo da ausência do Pistolero. Mas parece que o possível doping pesou bastante no caso dele.

    Minha sugestão pro seu blog é realizar uma enquete sobre qual foi a melhor etapa das provas de 2010, talvez separando em provas de um dia e provas por etapas, sei lá…

    Parabéns pelo blog, Fernando.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s