Que foto é esta? – 1a Etapa

O nosso inspirador Zaka criou o simpático e instigante “Quem é o ciclista” no Maglia Rosa. Eu sou da tese que coisa boa a gente copia – sempre citando a fonte – e dá uma inovada.

A partir de hoje começa o “Que foto é essa”. O objetivo é explicar com o máximo de detalhe do que se trata a foto/evento retratado (i.e. ciclistas presentes e ausentes na foto, equipes, prova, local, ano, curiosidades, fato histórico, etc.).

Regras do Torneio:

  1. A resposta mais completa leva 5 pontos.
  2. Outras respostas poderão levar 3 pontos como menção honrosa.
  3. Será possível enviar respostas durante 48 horas a partir da publicação do post.
  4. Naturalmente, a ordem de comentário dará vantagem para o participante, mas como não é “certo” ou “errado” vale a pena continuar tentando, melhorando a resposta anterior!
  5. O comentarista pode melhorar o seu comentário anterior…é prova de resistencia e não de Velocidade Pura 200 m.!!
  6. O vencedor ganhará a honra suprema de almoçar comigo aqui em São Paulo [de graça!] e conhecer a minha coleção de revistas de ciclismo internacional.🙂

Boa sorte! Abraços, F.

About Fernando Blanco

Apaixonado por ciclismo há mais de 30 anos, começou a pedalar em 1977 em Santos, tendo corrido para valer até os 20 anos de idade, quando coisas 'banais' como faculdade, carreira executiva, casamentos e filhos atrapalharam um pouco...agora, como Senior B, está treinando forte e pretende compensar o tempo perdido. Como ciclista foi um bom sprinter, chegando à pré-convocação da Seleção Brasileiros de Juniores em 1979. Se a carreira como ciclista não foi grande coisa, a coleção de revistas locais e internacionais (mais de 1.000) e de videos/DVDs (mais de 100) proveram bastante cultura sobre o ciclismo profissional. Provas internacionais acompanhadas ao vivo: Mundial de Estrada ('07), Mundial de Pista ('89), Tour de France ('97 e '02), Liège-Bastogne-Liège e Flèche Wallone (ambas em '92), Paris-Nice ('97), Ronde van Belgie (´89).
This entry was posted in Que foto é essa?. Bookmark the permalink.

15 Responses to Que foto é esta? – 1a Etapa

  1. José Carlos SBC/SP says:

    Mundial de 1975 (Yvoir – Belgica)
    1º Hennie Kuiper
    2º Roger de Vlaeminck (1º da foto)
    3º J.P.DANGUILLAUME

  2. Cerva-biker says:

    Boa brincadeira!

    Mas o nome da foto já esta dizendo tudo🙂

    Abraço!

    • Hahahaha…essa foi coisa de amador, hein…mas o Bruno Volpi me deu a dica como fazer direito. Mas…atenção: os 5 pontos vão para quem apresentar a melhor história/contexto para a foto, como se estivesse escrevendo o post. Acertar a classificação e a prova valem muito, mas alguém pode acrescentar algo diferente, mais profundo, etc. Abraço!

      • José Carlos SBC/SP says:

        Fala verdade Fernando, foi de propósito né?!?!
        Só assim para eu acertar mesmo, ahahahahah

  3. Juca says:

    Roger de Vlaeminck.. o cigano levou uma sarrafada correndo em Yvoir na Bélgica na frente da torcida… uma sarrafada de um neerlândes (holandes) em casa, oque é dificil para um belga engolir! O circuito era dificil pra caramba, 266 Km com 21 murs!

  4. Juca says:

    Vou lá:

    Yvoir, Bélgica – 01/08/1975 – era um dia propício pra Roger de Vlaeminck (O cigano) ganhar sua primeira camisa arco-íris na estrada, correria em casa com apoio da fanática torcida belga para legitimar a supremacia belga nos mundiais. O clima entre os corredores belgas estava tenso e com uma enorme marcação…Eddy (Merckx) marcava Roger (de Vlaeminck) que marcava Freddy (Maertens) que marcava Eddy… enfim uma briga de gigantes e com uma conta igual a zero pois todos eram respeitaveis ciclistas e tamanha era a capacidade de cada um desses belgas. mas aproveitando essa briga e jogo de rato e gato o neerlândes ( holândes, erroneamente aportuguesado!) Hennie Kuiper que não tinha o brilho do trio belga e até então dono de um curriculo de poucas vitórias (depois colocou várias clássicas no curriculo) aproveitou o jogo no duro circuito de Yvoir (266 Km e 21 muurs!) e levou a camisa arco-íris para os Paises Baixos (Holanda). Embora Roger de Vlaeminck tenha conseguido ser melhor que Merckx e Maertens e conquistado a prata, sua cara demonstrava o desânimo e irritação por ter perdido o mundial dentro de casa e sobretudo pra um neerlândes (holândes), algo difícil de engolir e digerir para um belga… literalmente aquele tinha sido um dia horrível para os belgas e mais ainda para Roger de Vlaeminck. Já Hennie Kuiper… \o/

    • Meu Deus, onde você vai parar?!?! KKKKKK Show!!

      • vander says:

        Isso é que é vontade de almoçar com o F. Blanco.
        Das duas uma..
        ou o Juca tem essa prova gravada,
        ou ele é um Hacker muito fdp, que consegue fazer uma busca mais rapida e detalhada que o google, em todos os pc’s do mundo.
        O que eu tenho certeza que não tem como ser é lembrança dessas provas.

      • Sério, o Juca é de outro planeta. Eu tenho uma memória doente para ciclismo (adoraria que ela fosse tão boa para minhas atividades “remuneradas”), mas é que eu vivi estas corridas, lias obsecadamente as revistas da época (na época!), etc. Por isso é que eu sei o que eu sei – é porque eu sou velho🙂 . Mas o Juca é muito mais novo, então fica o mistério: por que o Juca sabe tanto e é tão rápido?

        Se ele autorizar a gente faz um concurso para descobrir o segredo…mas ele paga o almoço para o vencedor!🙂

  5. José Carlos SBC/SP says:

    O Juca não sabe brincar mesmo hem, não tem fair play nenhum, ahahahahah

  6. Juca says:

    R: Phil Liggett é meu vizinho!

  7. Cerva-biker says:

    …reparando bem a foto, seria o último ciclista o Merckx ? De camisa azul, com sua tradicional Colnago cor de ferrugem?

    um abraço!

    • É o Merckx certamente – devidamente enfurecido por brigar por um 10o lugar🙂 – quanto a Colnago que você menciona eu já não tenho tanta certeza. Ele usava De Rosa até que Hugo de Rosa, o grande artesão do ciclismo italiano, passar a fazer as bicicletas Eddy Merckx – depois Merckx aprendeu o know-how e passou a fabricá-las ele mesmo. Mas eu posso estar enganado e aquela bici ser Colnago mesmo…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s