Que foto é essa? Mais uma vitória de Juca!

Ao contrário do circuito lento com ruas estreitas e com trepidações de Sallanches (França) no ano anterior, neste ano o circuito favorecia a “squadra azzura” com suas ruas largas e velozes e a “azzurra”vinha com força para o sprint com Giuseppe Saronni fazendo uma grande corrida… no sprint Panizza embalou e depois Baronchelli, que segundo as más linguas deixou Saronni “ao vento” e Freddy Maertens como um ogro despendeu toda força para mais uma vez derrotar um italiano em um mundial, relembrando 1976, quando derrotou o grande Francesco “Cecco” Moser em Ostuni na Itália e o pior com toda torcida italiana vendo tudo! Mas a vingança de Saronni viria no ano seguinte, quando ganharia a camisa arco-íris em Goodwood (Grã-Bretanha).

Comentários do Editor – a imprensa italiana não perdoou a Squadra Azzurra, pois era uma super equipe. Além do fato de Gibi Baronchelli ter realmente lançado Saronni de forma precária, Moser não teria dado a devida mão para o seu arqui-rival. E sobrou até para Saronni: reparem a foto e notarão que ele sprintou com as mãos no alto no guidão, algo imperdoável para um sprinter. Ele estava é muito nervoso!

Maertens venceu em Brno, em 1981, e o Juca aqui no blog, em 2011

Comento também a fantástica corrida de Bernard Hinault, que teve em 1981 o seu melhor ano. Após vencer o Tour com quase 15 min à frente do belga Lucien van Impe e as clássicas Paris-Roubaix e Amstel Gold Race, Hinault não era favorito para o Mundial porque o circuito não era suficientemente duro para ele.

Para piorar, o pelotão rachou em dois e Hinault ficou no segundo bloco vendo seus principais rivais dispararem. Aí deu a louca no ‘Blaireau’ e, levando o espanhol (perdão, Basco) Marino Lejarreta na roda, Hinault fui buscar os líderes, tirando 1m30seg de atraso! E, mesmo desgastado pela perseguição que fez sozinho (enquanto que o pelotão tinha vários belgas e italianos revezando contra ele), o francês ainda chegou em terceiro. ‘Chapeau’!!

Parabéns, Juca (5 pontos) e José Carlos (3 pontos). Aproveitando, o J.Carlos escreveu uma biografia impecável do Maertens, que apesar de não valer para o nosso Tour vai virar post. Fantástico!

Como já disse antes, este é um blog aberto para contribuições externas – que vão além dos comentários. Que venham mais textos!

Abraços,

Fernando

About Fernando Blanco

Apaixonado por ciclismo há mais de 30 anos, começou a pedalar em 1977 em Santos, tendo corrido para valer até os 20 anos de idade, quando coisas 'banais' como faculdade, carreira executiva, casamentos e filhos atrapalharam um pouco...agora, como Senior B, está treinando forte e pretende compensar o tempo perdido. Como ciclista foi um bom sprinter, chegando à pré-convocação da Seleção Brasileiros de Juniores em 1979. Se a carreira como ciclista não foi grande coisa, a coleção de revistas locais e internacionais (mais de 1.000) e de videos/DVDs (mais de 100) proveram bastante cultura sobre o ciclismo profissional. Provas internacionais acompanhadas ao vivo: Mundial de Estrada ('07), Mundial de Pista ('89), Tour de France ('97 e '02), Liège-Bastogne-Liège e Flèche Wallone (ambas em '92), Paris-Nice ('97), Ronde van Belgie (´89).
This entry was posted in Cultura Ciclística, Que foto é essa? and tagged , , . Bookmark the permalink.

5 Responses to Que foto é essa? Mais uma vitória de Juca!

  1. Juca says:

    Esqueci de falar que nesse mundial, Uri Geler tentou entortar o garfo da bike de Maertens!

  2. José Carlos SBC/SP says:

    Ta difícil escapar do Juca em!!! hehehe
    Fernando, porque os comentários aparecem com o horário diantado em 6 horas????

  3. Rogério Yokoyama-Palmas/TO says:

    Uma verdadeira aula ! Parabéns.

  4. Sômulo N Mafra says:

    Parabéns tanto pro autor do blog quanto pelos comentários do Juca.

    Simplesmente fantásticos! Quanto mais detalhes e curiosidades, melhor!

    Parabéns novamente.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s