Pantani

A devoção dos ‘tifosi’ italianos por seus ídolos é imensa. A foto abaixo retrata Pantani com uma bela e brilhante aura…algo pouco factível, dado o final de vida conturbado do grande escalador.

O final de carreira e de vida trágicos, i.e. doping, ausência de vitórias, cocaína, overdose…, não derrubaram seu gigantesco prestígio. Após uma interminável seca de conquistas de peso, os italianos voltaram a sonhar graças a Pantani, que venceu grandes etapas e campeões no Tour (e.g. Indurain, Ullrich). ´

Até que culminou sua carreira com o ‘double’ Giro – Tour em 1998. Em 99, quando destruia seus adversários no Giro, foi pego com o hematocrito no nível da “Cima Coppi” e foi retirado da prova, para consternação geral da Itália (e do mundo ciclístico).

Dalí pra frente sua carreira foi ladeira abaixo e nem a eventual vitória no Mont Ventoux, no Tour 200o4, o ajudou a recuperar o brilho de outrora. Aliás, esta foi a famosa etapa em que Lance deixou que Pantani cruzasse a linha em primeiro – pois lutava pelo Maillot Jaune e não pela etapa – e o italiano vociferou na imprensa dizendo que era um Campioníssimo e não precisa de presentes de ninguém. Até Eddy Merckx se meteu na história, dizendo que nunca deixou ninguém ganhar corrida alguma (“Pas de cadeaux dans cyclisme professionel”, disse ele num video que eu tenho). Enfim, surgia alí mais um desafeto do Texano…a lista é longa.

Para mim, Pantani foi o maior escalador dos últimos 50 anos. Explico: teve um monte de escalador bom no mundo (e.g. Virenque, Pollentier, Chiapucci, etc.), mas Pantani subia forte, atacava sempre e vencia grandes etapas e dois Grand Tours de uma vez. Isso fez a diferença para mim…e para os italianos. 

Enfim, espero que ele tenha encontrado paz após tantas atribulações em seu fim de vida.

Abraços, FB

About Fernando Blanco

Apaixonado por ciclismo há mais de 30 anos, começou a pedalar em 1977 em Santos, tendo corrido para valer até os 20 anos de idade, quando coisas 'banais' como faculdade, carreira executiva, casamentos e filhos atrapalharam um pouco...agora, como Senior B, está treinando forte e pretende compensar o tempo perdido. Como ciclista foi um bom sprinter, chegando à pré-convocação da Seleção Brasileiros de Juniores em 1979. Se a carreira como ciclista não foi grande coisa, a coleção de revistas locais e internacionais (mais de 1.000) e de videos/DVDs (mais de 100) proveram bastante cultura sobre o ciclismo profissional. Provas internacionais acompanhadas ao vivo: Mundial de Estrada ('07), Mundial de Pista ('89), Tour de France ('97 e '02), Liège-Bastogne-Liège e Flèche Wallone (ambas em '92), Paris-Nice ('97), Ronde van Belgie (´89).
This entry was posted in Biografias, Opinião and tagged . Bookmark the permalink.

6 Responses to Pantani

  1. Sômulo N Mafra says:

    Polêmicas à parte, Pantani tem uma característica superior a muitas lendas do Ciclismo: carisma.

    Belo post. Apenas uma pequena correção: o duelo com Lance Armstrong no Mont Ventoux se deu em 2000, e não em 2004 (ano em que Pantani faleceu).

  2. Rogério Yokoyama-Palmas/TO says:

    E pelo jeito o Pantani deixou um seguidor, com fama de língua de cobra.

  3. Juca says:

    Conforme o Mafra disse Pantani tinha carisma… e era um carisma diferenciado. Não que Indurain, Merckx, Armstrong e outros não tivessem, mas Pantani tinha um “q” a mais, cativava a imaginação da criançada. Não era raro ver crianças fantasiadas de pirata na beira da estrada durante o Giro torcendo por Pantani (talvez os pais as levassem), mas nunca vi uma criança fantasiada de “Miguelon” ou canibal em uma prova!

  4. andre says:

    foi o melhor. O que escalava com maior tenacidade. Sem medo de quebrar.

    • Andre e demais comentaristas, vocês resgataram o carisma de Pantani, que vinha justamente do fato dele não temer atacar sem administrar a liderança da volta que estivesse na ponta. Armstrong também atacou muito nos primeiros anos, mas depois mudou de estilo eu acho…

  5. José Carlos SBC/SP says:

    Off topic
    E a Real Federação Espanhola de Ciclismo absolveu o Pistoleiro….

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s