Tragédia no Giro: morre o belga Wouter Weylandt

Cada um é de um jeito, mas a morte de um ciclista em competição ou treino estraga o meu dia, vários dias. Foi assim com Casartelli, com Kivilev e tantos outros. E hoje o meu dia foi estragado com a triste notícia do ciclista belga Wouter Weylandt, da Leopard (ex-Quick Step).

A tragédia aconteceu na 3a etapa do Giro, na descida do Bocco, a 25 km da chegada. Leio que após perder a linha de um curva ele teria despencado de uma altura de 60 metros, caindo na parte de baixo da estrada – lembro que o ex-campeão do Tour 2006, Oscar Pereiro, sofreu queda semelhante num Tour recente, mas a altura era de apenas 10 metros e ele sofreu apenas algumas fraturas.

Weylandy recebeu tratamento de emergência no ato, mas a espera por um helicoptero que o transportou para o hospital mais próximo demorou 25 minutos. Muito tempo.

Eu vi a filmagem/foto num site belga e foi chocante. Ele teve uma tremenda hemorragia e estava coberto de sangue…

12 meses atrás, pura alegria ao vencer etapa do Giro corrida na sua Bélgica

Mini-bio

Wouter tinha 26 anos e nasceu em Ghent, capital do ciclismo flamengo. Ele vinha construindo um belo ‘palmarés’, com vitória na Volta da Bélgica, na semi-clássica belga Le Samyn, etapas do Giro e Vuelta e um honroso 3o lugar na Ghent-Wevelgen 2008.

Ciclistas não deveriam morrer no exercício da sua profissão, mas como me consolou o amigo Cyro, ele morreu fazendo aquilo que mais amava fazer na vida.

RIP, Wouter Weylandt.

Fernando

About Fernando Blanco

Apaixonado por ciclismo há mais de 30 anos, começou a pedalar em 1977 em Santos, tendo corrido para valer até os 20 anos de idade, quando coisas 'banais' como faculdade, carreira executiva, casamentos e filhos atrapalharam um pouco...agora, como Senior B, está treinando forte e pretende compensar o tempo perdido. Como ciclista foi um bom sprinter, chegando à pré-convocação da Seleção Brasileiros de Juniores em 1979. Se a carreira como ciclista não foi grande coisa, a coleção de revistas locais e internacionais (mais de 1.000) e de videos/DVDs (mais de 100) proveram bastante cultura sobre o ciclismo profissional. Provas internacionais acompanhadas ao vivo: Mundial de Estrada ('07), Mundial de Pista ('89), Tour de France ('97 e '02), Liège-Bastogne-Liège e Flèche Wallone (ambas em '92), Paris-Nice ('97), Ronde van Belgie (´89).
This entry was posted in Corridas - Internacional and tagged , . Bookmark the permalink.

2 Responses to Tragédia no Giro: morre o belga Wouter Weylandt

  1. Rogério Yokoyama-Palmas/TO says:

    Que me*da de dia foi hoje.

  2. Thiago says:

    Muito triste ver isso acontecendo, estava animado vendo a prova e na hora acabou com meu ânimo. Espero que a família e a esposa (que parece que está grávida) recebam todo o suporte da equipe e organização da prova.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s