O Blog voltou!! Destaques do Giro…

Aê amigos, graças ao amigo Hannibal a senha foi resgatada e o Blog voltou. Muito obrigado pelas demonstrações de carinho!

Acabou a segunda semana do Giro e os meus destaques são:

  1. Contador: está sobrando e muito. Ao que tudo indica, neste planeta só Andy Schleck tem pernas para rivalizar com El Pistolero. O pelotão italiano disputa o honroso 2o lugar. Todos os dias ele prova estar muito mais forte que seus rivais e, salvo um absurdo “jour sans”, ele ganhará com 10 minutos de vantagem (este foi o meu voto num debate informal no Maglia Rosa, dias atrás).
  2. Euskaltel Euskadi: o País Basco – terra de grande ciclismo – está em festa. Duas vitórias em seguinda não acontecem à toa. Tem que ter pernas. Mas são pernas para um dia. Hoje Igor Anton, vencedor de ontem, não foi protagonista. Mas a boa exposição para o patrocinador está sendo feita.

    Euskadi (País Basco em Euskara...que é Idioma Basco em...Euskara) em festa

  3. Falta de cérebro: eu sou de um tempo em que, num Grand Tour, toda e qualquer perseguição a um fugitivo cabia ao Líder da Classificação Geral e sua equipe. A Deustche Telekom e seus filhotes, como T-Mobile, mudaram esta regra. Explico: muitas vezes a turma da magenta saía à caça de alguém em fuga, como Joseba Beloki (da ONCE), por conta de uma disputa do 2o ou 3o lugar com Ullrich. Com isso Armstrong muitas vezes tirou proveito destas disputadas por pódium ou pela Classificação por Equipes. Hoje aconteceu a mesma coisa: vários ciclistas meteram a cara no vento para buscar Nibali, com um Contador sorridente na roda deles.

    Scarponi: "O negócio é ser o primeiro italiano do Giro"

  4. Acordos: a Movistar – e seu gregário Pablo Lastras – não tentou esconder a força que deu a Contador na última subida do dia de hoje. A companhia de celular da Saxo Bank faturou alto, pois Riis e seus assistentes devem ter ligado para meio pelotão em busca de apoio. E o engraçado é que a Movistar – empresa de celular – é que foi atrás do siciliano!! O comentarista da Gazzetta.TV tentava explicar que era para ajudar David Arroyo…conversa fiada! A Saxo pagou ou deve favor grande para os espanhois.
  5. Cavendish: num Giro pobre para sprints e sprinters, Cav meteu 2×1 em Petacchi. E palmas para Il Vecchio Petacchi.
  6. Gadret: o francês lava a alma desta nação tão carente de destaque num Grand Tour. Uma vitória de etapa (foto), 5o na etapa duríssima de hoje e 4o na Geral por enquanto. Há tempos que a França não vibrava tanto por um ciclista da casa. Que assim permaneça o ex-campeão nacional de ciclo-cross.

    A Esperança Francesa...de 32 anos de idade

Esqueci alguém ou algo? Por favor, complementem, critiquem, etc.!

Abraços,

Fernando “O Sumido” Blanco

PS: nesta 2af tem o segundo artigo sobre Moser x Saronni.

About Fernando Blanco

Apaixonado por ciclismo há mais de 30 anos, começou a pedalar em 1977 em Santos, tendo corrido para valer até os 20 anos de idade, quando coisas 'banais' como faculdade, carreira executiva, casamentos e filhos atrapalharam um pouco...agora, como Senior B, está treinando forte e pretende compensar o tempo perdido. Como ciclista foi um bom sprinter, chegando à pré-convocação da Seleção Brasileiros de Juniores em 1979. Se a carreira como ciclista não foi grande coisa, a coleção de revistas locais e internacionais (mais de 1.000) e de videos/DVDs (mais de 100) proveram bastante cultura sobre o ciclismo profissional. Provas internacionais acompanhadas ao vivo: Mundial de Estrada ('07), Mundial de Pista ('89), Tour de France ('97 e '02), Liège-Bastogne-Liège e Flèche Wallone (ambas em '92), Paris-Nice ('97), Ronde van Belgie (´89).
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

21 Responses to O Blog voltou!! Destaques do Giro…

  1. Olga Feitor says:

    PARABÉNS FERNANDO PELO REGRESSO FICO FELIZ !
    A SUA SABEDORIA SOBRE CICLISMO E NÃO SÓ ,CONTINUA A ESPANTAR-ME !!
    BEIJINHOS DA AMIGA!
    GUI !!

  2. SERGINHO says:

    Bom podemos falar de alguns ciclistas que estão no pelotão só pra fazer numero;
    e o caso de SASTRE, MENCHOV, para ciclistas de uma equipe que pelo geito só vai partircipar dessa grande eles estão devendo
    ARROYO ta mostrando que seu desempenho no giro passado foi pura sorte.para mim esse são os que estão devendo
    agora alguns que temos que tirar o chapéu são;
    GARZZELLI, que sempre se mostra bem nas escaladas do giro é a corrida da vida dele pois só aparece ai.
    RUJANO, é muito bom ver o nanico de volta a ponta do pelotão.
    pra mim é isso ai
    um abraço

    • Valeu, Serginho, concordo 100% com você. O Garzzeli faz alguns anos que sabe que não tem chance de vencer o Giro de novo, mas está sempre protagonizando bons momentos em etapas escolhidas a dedo, né?! Abraços, F.

  3. José Carlos SBC/SP says:

    Aí Fernando, a proxima vez que sumir, vai levar uma advertência!!
    Acho que o Nibali não esperava uns concorrentes tão fortes neste Giro, o cara ta sofrendo para acompanhar, quando muitos apostavam nele ditando o ritmo. Ja to achando que o Gadrett tira ele do podium.
    To gostando do formiga “joquei” atômica Rujano, o cara ta acompanhando bem a cabeça do pelotão .
    Esperava mais do Menchov, o cara reclamou quando a Geox não foi inscrita no TdF, e o Sastre, bom………cadê o Sastre?
    Acho que não vai ser diferente neste ano, o TdF é o maior, o mais festejado, mas com certeza, o Giro é muito mais duro.

    • É JC, o Menchov está sendo a grande decepção, especialmente para o patrocinador GEOX. Eu já vinha desconfiando dele….e o Sastre está patético e não é de hoje.
      Sim, o Rujano está protagonizando o grande retorno dos últimos anos. Ficar 5, 6 anos à míngua e retornar desta forma é coisa rara no ciclismo e em qualquer esporte de alto nível!! Abs!

  4. Rogério Yokoyama-Palmas/TO says:

    Acho que o Murilo Fischer também merece um mençãozinha. Que bom que o Blog voltou !

  5. Juca says:

    Euskaltel-Euskadi uma equipe modesta mas que cava seu espaço em provas de montanhas e de semanas, aliás muitos bascos são escaladores e sempre vão bem em montanhas e provas de semanas. O interessante (igual ao Atlético de Bilbao no futebol) dessa equipe é o fato aceitar no seu quadro apenas ciclistas nascidos no Pais Basco, com ascendência basca ou criados nas tradiçãoes bascas e soma-se a isto o fato de parte de seu orçamento vir de doações de filiados a Fundação Euskadi, que tem por “objetivo final, la promoción, fomento, divulgación y desarrollo del deporte del ciclismo vasco” ou seja, o negócio deles é formentar o ciclismo basco e não o ciclismo espanhol! rsrs
    Enfim é o maior clube de ciclismo do mundo! apenas por esse motivo (já tinha cornetado o Fernando sobre isso, e talvez ele me cornete agora) eu creio que os bascos são mais fanáticos (talvez..) do que os belgas pelo ciclismo.
    Voltando ao Giro que está no “papo” do espanhol…esse Gradet andou muito bem, que contrast com a fase de vacas magras vive o ciclismo francês! há uns 5 anos Hinault disse que o ciclismo francês estava 10 anos atrasado em relação aos ponteiros atuais e ainda deve estar… e para você ver hoje os dois melhores ciclistas de grandes voltas franceses vieram da terra e não do asfalto: Jean-Christophe Péraud (MTB) e John Gadret (Cyclo-Cross). Peraud que até 2009, tinha uma jornada peculiar pois já era um corredor de mountain bike cross-country consagrado com vitórias no circuito europeu, mundial e medalha de prata em Pequim-2008 e mesmo assim tinha a função de engenheiro hidráulico em uma usina nuclear…ou seja, era um profissional-atleta e ganhou o campeonato francês de crono que abriu a porta de equipes ProTour para ele na Omega-Pharma.

  6. Juca says:

    Uma menção honrosa tb pro Murilo Fischer que veste a camisa mais linda no Giro!

    • Sim, Juca, o Murilo se enquadra na categoria “herói” do ciclismo brasileiro e merece destaque sempre!
      Quando aos bascos, eu diria que eles ganham na categoria “Fanáticos de Grand Tour”, enquanto os belgas vencem na categoria “Fanáticos de Clássicos”. Está bom assim? rsrs

  7. José Carlos SBC/SP says:

    Noticia triste: Depois de perdermos Wouter Wylandt, o ciclismo perde Xavier Tondo.

  8. Thiago says:

    Opa, estava sentindo falta dos seus comentários justamente durante os ataques do Contador. Eu discordo na questão do Schleck, o que vimos no Tour da California só comprovou isso, ele está em um nível muito abaixo, vai brigar junto com o Basso apenas. Mas eu ainda tenho minhas dúvidas se o Contador vai para o Tour, não está se poupando nem um pouco, é um ataque atrás do outro.

  9. Gustavo says:

    Concordo com o Thiago, o Schleck não tá bem, ainda dizendo que ficou feliz com um segundo lugar… Sei não, mas ele, pelo que mostrou até agora nessa temporada, não é páreo para o Pistoleiro. E salve o Rujano, o pequeno de 49 kg (é isso mesmo?), mas que tá fazendo um bonito nas escaladas (tem que carregar menos peso que os outros…rs…).

  10. José Carlos SBC/SP says:

    Fernando, só pra constar: hoje ja é terça!!!

  11. Marcela says:

    Adoro esse blogs de ciclismo, a cada mes que passa fico mais apaixonada por esportes, tanto é que agora eu luto por ciclovias em todas as cidades. Aqui em Brasília onde eu moro, no Sudoeste, terá no próximo dia 12 um passeio ciclístico em comemoração a nova ciclovia da região, que será feita pela nova quadra 500, trazendo mais qualidade de vida para a população. Pedalar é saúde. =)

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s