Começou o Tour de France!!

Como assim?!?! Meus caros, o Tour começa no Criterium du Dauphiné Libéré (que se lê ‘dôfinê libêrrê’)!! É alí que muitos candidatos à vitória do Tour de France lapidam suas pernas e medem forças com alguns dos seus principais rivais.

Hinault e o Dauphiné Libéré – A foto abaixo retrata um dos momentos mais dramáticos da história desta grande competição ciclística: um jovem Bernard Hinault é içado após despencar numa curva do Dauphiné 1977. Ele remontou na bicicleta, mas traumatizado pela queda parou e desmontou na subida seguinte. Foi quando seu mecânico desceu do carro e o fez continuar. Ele venceria a etapa, a Classificação Geral da prova e não pararia mais de vencer!

Agora veja o video do link abaixo e se impressione ainda mais!!

Enquanto eu procurava a foto acima para vocês (eu já a conhecia da minha coleção de Mirroir du Cyclisme), eu me deparei com este link   http://fredmorancho.blogspot.com/2011/03/et-hinault-prit-la-bastille.html  e sugiro que vocês se deleitem com o video que está ali disponível.

Ele mostra a carreira de Hinault entre 1977 e 79. A subida do Col de la Bastille, forrada de gente, era tradicional e decidia o Dauphiné naqueles tempos. Mostra também Hinault vencendo o Giro di Lombardia 79, apesar de carregar o italiano Silvano Contini (Bianchi) de roda. Destaque também para duas vitórias dele no Tour 79: um sprint de pelotão em Bruxelas, batendo Marc de Meyer (de vermelho, Flandria) e o Camisa Verde (não consegui identificar quem era ele). E em seguida mostra Hinault sprintando e vencendo no Champs Elysée o seu segundo colocado no Tour, Joop Zoetemelk – fato único: primeiro e segundo colocados da Classificação Geral chegando em fuga na última etapa. Lindo demais!

História – Disputado desde 1947 na região do Dauphiné, encrustrada nos Alpes franceses, esta prova foi vencida pelos seguintes vencedores do Tour (no mesmo ano):

  • 1955 Bobet
  • 1963 Anquetil
  • 1965 Anquetil
  • 1971 Merckx
  • 1973 Ocaña
  • 1975 Thévenet
  • 1979 Hinault
  • 1981 Hinault
  • 1995 Indurain
  • 2002 Armstrong
  • 2003 Armstrong

Outros grandes vencedores do Dauphiné que venceram o Tour em anos diferentes e/ou que frequentaram o pódium e/ou que venceram várias etapas épicas e/ou que venceram a Classificação da Montanha foram:

  • Valverde, Vinokourov, Hamilton, Leipheimer, Dufaux, Mottet, Herrera, Millar, Zimmermann, Lemond, Van de Velde e Poulidor…que lista, hein?!…

Mas eu reparei que em tempos recentes têm havido uma menor correlação entre os vencedores do Dauphiné e do Tour de France. Motivos? Vários, mas eu aposto na tese em que os mega-favoritos para o Tour só atingem o pico na segunda semana do Tour, lá nas primeiras montanhas. É a hiper especialização do ciclismo pós-moderno!

Criterium 2011– O Dauphiné deste ano começou neste domingo, com o tradicional prólogo, e vai até domingo que vem, com mais 7 etapas. O perfil da corrida é de fato um mini-Tour de France, com um misto de etapas para sprinters, de média e alta montanha.

As agressões começarão nesta 2af, com a chegada no alto de uma montaha de 2a categoria, mas eu acho que os favoritos se guardarão para dias mais ‘quentes’. Depois de alguns dias de “transição”,  média montanha ou pró-sprinters, o bicho pegará pra valer no sábado e no domingo, com etapas que caberiam perfeitamente no Grand Tour.

  • No sábado serão 192,5 km, com as seguintes subidas: Côte de Châtillon-sur-Cluses, 2.1 km a 4.3 % (Categoria 4) + Col de Saint-Jean-de-Sixt, 1.8 km a 5.2 %  (Categoria 4) + Col des Aravis, 6.9 km a 5.8 % (Categoria 2) + Col de Tamié, 9.6 km climb a 4.1 % (Categoria 3) + Col du Grand Cucheron, 16.2 km a 5 % (Categoria 1) + Le Collet d’Allevard, 11.2 km a 8.4 % (Categoria HC)
  • No domingo serão 117,5 km e os ciclistas enfrentarão o Col de la Croix de Fer, 22.0 km a 7% (Categoria HC) e a Montée de la Toussuire, 14.8 km a 5.8 % (Categoria 1)

E para a minha surpresa, na 4af teremos um forte CRI de 42,5 km, com duas inclinações que irão separar os “homens dos meninos”.

Quem vai brigar pelo Dauphiné 2011…e pelo Tour? – Bradley Wiggins, que foi 3o no Prólogo? Ou Cadel Evans (7o), Jérôme Coppel (10o) ou Jurgen van den Broeck (15o)? Sanchez (24o) e Gesink (29o) decepcionaram. E Basso…ai Basso, 102o?…

Esqueci alguém?…

Vamos acompanhar com atenção o desempenho destes favoritos!!

Abraços e a saga dos franceses continuará (andei viajando e sem conexão…).

Fernando

PS: além do Criterium do Dauphiné, entre 11 e 19 de junho teremos o tradicional Tour de Suisse, que também é utilizado como preparação final para o Tour. Metade do pelotão vai para a Suiça e a outra metade prefere já ficar pela França…assim se acostumam com a baguete, com o fromage, com o jambon, com o pain au chocolat…que delícias…se eu morasse lá pesaria 200 kg e não seria ciclista hahahaha…

About Fernando Blanco

Apaixonado por ciclismo há mais de 30 anos, começou a pedalar em 1977 em Santos, tendo corrido para valer até os 20 anos de idade, quando coisas 'banais' como faculdade, carreira executiva, casamentos e filhos atrapalharam um pouco...agora, como Senior B, está treinando forte e pretende compensar o tempo perdido. Como ciclista foi um bom sprinter, chegando à pré-convocação da Seleção Brasileiros de Juniores em 1979. Se a carreira como ciclista não foi grande coisa, a coleção de revistas locais e internacionais (mais de 1.000) e de videos/DVDs (mais de 100) proveram bastante cultura sobre o ciclismo profissional. Provas internacionais acompanhadas ao vivo: Mundial de Estrada ('07), Mundial de Pista ('89), Tour de France ('97 e '02), Liège-Bastogne-Liège e Flèche Wallone (ambas em '92), Paris-Nice ('97), Ronde van Belgie (´89).
This entry was posted in Uncategorized. Bookmark the permalink.

3 Responses to Começou o Tour de France!!

  1. Rogério Yokoyama-Palmas/TO says:

    Realmente o Basso precisará ( ainda há tempo ? ) aprimorar o CR para o Tour.

    • Então, Rogério, acho que o Tour já era para o Basso. Ele andou mal nas Ardenes e levou um tombão treinando há poucas semanas atrás. Está com o moral lá embaixo! Só um milagre para o Varesino entrar competitivo no Grand Tour do ano!! Abs!

      • Rogério Yokoyama-Palmas/TO says:

        Fernando :
        E que milagre , hein ? Acho que todos os cardeais e bispos lá em Roma vão ter que ungir esse varesino antes do Tour, hehe.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s