Giro d’Italia 2012 – “Viva il Giro degli Vecchi”

Quanto tempo, hein, moçada! Primeiramente, minhas saudações ciclísticas a todos os amigos deste blog. Este é o primeiro post de 2012 e espero que seja o primeiro de uma longa série.

E finalmente começa a temporada de Grand Tours! Após as Clássicas da Primavera (sobre a qual falarei durante o fim de semana), chega o Giro d’Italia – La Corsa Rosa -, que é considerado por muitos como a mais charmosa das 3 Grandes.

Porém, na minha opinião, este será o Giro mais sem graça da história recente – e por ‘recente’ eu digo: dos últimos 50 anos, que até onde vai a minha coleção de revistas internacionais. Dois motivos:

1. Pelotão – quem acompanha os meus comentários no Facebook já sabe a minha opinião: esta é a pior geração de ciclistas de Grand Tours desde…que eu acompanho o esporte. Pegando carona na lista de favoritos da Cyclingnews.com, reparem que parece um “museu”, tamanho número de ciclistas que já passaram do seu pico há anos…e que por falta de concorrência decente continuam posando de favoritos. A lista:

  • Ivan Basso34 anos – não tem passo forte na montanha ou em CRI faz tempo e nunca teve arrancada para fugas. Seu Giro 2006 foi fuoriclasse, mas estava notoriamente ‘aditivado’, conforme sugeriram os sacos de sangue da Operação Puerto e o rival-que-virou-inimigo Gilberto Simoni.
  • Michele Scarponi32 anos – seu primeiro 4o lugar no Giro se deu apenas em 2010, quando já tinha 30 anos, e a herança do título de Contador ano passado foi decepcionante.
  • John Gadret33 anos – o veterano francês “revelação” do ano passado (3o + 1 vitória de etapa) tem um palmarés tão fraco que chega a ser cômico ter virado “candidato”.
  • José Rujano30 anos – lembram deste mini-venezuelano que surpreendou o mundo duas vezes? A primeira foi quando, aos 23 anos, ficou em 3o lugar no Giro 2005 (além de vencer a Maglia Verde da montanha e o Prêmio da Combatividade). A segunda surpresa foi quando ressuscitou ano passado, após anos de vexames, ficando em 6o lugar e vencendo 1 etapa presenteado por Contador (que não sprintou).
  • Joaquim Rodríguez33 anos – eu irei torcer para este catalão, operário do ciclismo. É um lutador! Apesar da explosão em sprints de alta montanha, don Joaquim tem um dos piores CRI do pelotão e sempre irá perder Grand Tours na última semana. Está em forma (venceu e convenceu na Flèche Wallone), sobe bem, mas não suficientemente bem para levar a Maglia Rosa. E é outro que fez o seu primeiro pódium na Vuelta aos 30 anos…
  • Frank Schleck32 anos – o 3o lugar no último Tour o credencia como favorito deste Giro, dada a fragilidade dos concorrentes. Mas é um ciclista ‘sem sal’, sem brilhantismo algum – lembram que em 2011, junto com o irmão, foi humilhado por Evans no Tour e por Gilbert em Liège, no inesquecível ano de fracassos da Leopard?
  • Damiano Cunego30 anos – o eterno Piccolo Principe está na lista só para preencher espaço, pois não conseguiram listar 10 nomes…a Maglia Rosa vencida em 2004 foi a surpresa do século e não teve sequência. Tornou-se um ciclista forte de Clássicas (3x Lombardia, 1x Amstel e pódiuns em Liège e Flèche) e o 6o lugar no Tour de 2011 não o tornam favorito de nada.
  • Ryder Hesjedal31 anos – este canadense com nome de viking norueguês lutará, se tanto, por um Top 10. E só.
  • Domenico Pozzovivo29 anos – Acharam o primeiro favorito com menos de 30 anos!! …mas tem quase 30! …que dureza…bem, ele venceu o duro Giro del Trentino 2102 e vai lutar pelo Top 10. E só…
  • Roman Kreuziger25 anos – FINALMENTE UM JOVEM!! O checo da equipe Astana foi Campeão Mundial sub-23 (com apenas 19 anos) e é, faz tempo, uma eterna esperança no pelotão pro. Mas não há meio de desabrochar. O 5o lugar no Giro 2011 não foi muito encorajador, mas foi um primeiro passo.

Então, vocês acham que eu estou sendo muito negativo? Vejam que o único da lista que venceu um Grand Tour na estrada – e não por ‘herança’ – foi o já veternao e eternamente controverso Ivan Basso. Os demais, quase todos igualmente coroas, não só venceram pouco na vida como também só apareceram em pódium de Grand Tour quando já estavam na faixa dos 30 anos.

2. “Um Giro mais Humano” – foi assim que il direttore do Giro d’Italia definiu o percurso deste ano. Sim, serão apenas 5 etapas de alta montanha, sendo que só 3 acontecerão na tradicional última semana. Nesta edição literalmente caparam os Alpes e as Dolomites. Um crime! Por outro lado – devem ter pensado -, para que expor um grupo de ciclistas tão fracos aos rigores de outros anos.

Abaixo a minha aposta de pódium:

Para encerrar, será então um Giro chato de se assistir? Acho que não, porque tende a ser equilibrado. E isso pode gerar uma competição acirrada, ainda que sem charme e panache de outros tempos.

Ciao a tutti gli amici de questo blog!

Fernando

About Fernando Blanco

Apaixonado por ciclismo há mais de 30 anos, começou a pedalar em 1977 em Santos, tendo corrido para valer até os 20 anos de idade, quando coisas 'banais' como faculdade, carreira executiva, casamentos e filhos atrapalharam um pouco...agora, como Senior B, está treinando forte e pretende compensar o tempo perdido. Como ciclista foi um bom sprinter, chegando à pré-convocação da Seleção Brasileiros de Juniores em 1979. Se a carreira como ciclista não foi grande coisa, a coleção de revistas locais e internacionais (mais de 1.000) e de videos/DVDs (mais de 100) proveram bastante cultura sobre o ciclismo profissional. Provas internacionais acompanhadas ao vivo: Mundial de Estrada ('07), Mundial de Pista ('89), Tour de France ('97 e '02), Liège-Bastogne-Liège e Flèche Wallone (ambas em '92), Paris-Nice ('97), Ronde van Belgie (´89).
This entry was posted in Corridas - Internacional. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s